12 de janeiro de 2018

Mais uma daquelas notícias bem Black Mirror de deixar a gente de cabelo em pé! De acordo com uma publicação do Gizmodo, caso o Facebook quisesse, ele conseguiria rastrear seus usuários a partir do pó, da gordura e dos arranhões que ficam na lente das câmeras dos celulares. Oi????? Isso porque O Facebook tem uma patente registrada indicando como seria possível identificar relações de amizade quando duas pessoas são fotografadas pelo mesmo dispositivo.

Mas como funcionaria isso: você encontrou um amigo ou amiga em um bar e tirou uma foto com essa pessoa. O indivíduo acaba publicando essa imagem posteriormente na rede social, permitindo que o Facebook analise cada detalhe, incluindo as características do seu rosto e também os rastros deixados pelo pó, arranhões e sujeira em geral da lente do dispositivo. Em outra oportunidade, esse mesmo usuário do Facebook publica outra foto, dessa vez com outra pessoa.

Considerando que você e essa terceira pessoa são amigos relativamente próximos do usuário que publicou as duas fotos na rede social a ponto de aparecerem no perfil dela de forma similar, o Facebook pode acabar supondo que você também pode ter alguma ligação com aquele indivíduo. Dessa forma, a plataforma colocaria a terceira pessoa nas suas sugestões de amizade. Medo total!

É por isso que surgem umas sugestões de amizades do nada no seu Facebook. Umas são tão bem vindas, outras nem tanto.

Seja como for, o Facebook nega que faça esse tipo de rastreamento, mesmo tendo uma patente descrita e aprovada à sua disposição. A empresa afirmou ao Gizmodo que a maior parte dos cruzamentos do “Pessoas que você talvez conheça” são feitos através das listas de contatos que os usuários oferecem para a rede social na hora de instalar os apps do Facebook em seus celulares. Aham, sei…

O que vocês acharam disso?





Solicite um orçamento
O que você precisa?
Orçamentos e dúvidas: [email protected]



Atendimento: de segunda à sexta de 9h às 18h
Telefone: (21) 98779-3920