5 de janeiro de 2018

O Facebook anunciou no dia 04/01 que está investindo em dois projetos brasileiros que visam combater a disseminação de “fake news” — ou notícias falsas no português — em sua plataforma.

O próprio Facebook promoveu uma mesa redonda em setembro de 2017 em São Paulo para discutir possíveis ações nesse sentido para 2018, e agora anunciou quais projetos serão apoiados.

O primeiro projeto apoiado é o “Vaza, Falsiane!” (kkkkkkkkk eu amei esse nome), um minicurso online gratuito que pretende ensinar as pessoas como reconhecer por si só notícias potencialmente falsas ou aquelas que dizem meias verdades. O curso vai fazer isso através de vídeos e testes usando exemplos reais colhidos no Facebook e em outras redes sociais. O Vaza, Falsiane! está sendo elaborado pelos professores Ivan Paganotti (MidiAto ECA-USP), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero).

O segundo projeto apoiado pelo Facebook para combater as notícias falsas se chama “Fátima”, um software capaz de conversar com os usuários da rede social através do Messenger. O chatbot poderá ajudar os usuários a identificar informações falsas e checar fatos específicos através de uma conversa comum, sem a necessidade de interação com um humano.

“Estamos confiantes de que esses dois projetos ajudarão as pessoas no Brasil a tomar decisões mais conscientes sobre o conteúdo que consomem na internet e fora dela”, afirma a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.

“Mais do que dizer se uma notícia é falsa, verdadeira ou algo no meio do caminho, será possível mostrar como reconhecer fontes confiáveis e se adaptar ao ambiente informativo”, explica a diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos, a jornalista Tai Nalon.

O que acharam dessa notícia?

Via: Tecmundo





Solicite um orçamento
O que você precisa?
Orçamentos e dúvidas: [email protected]



Atendimento: de segunda à sexta de 9h às 18h
Telefone: (21) 98779-3920